Você é o visitante nº Web Counter

 

 

 
 
 
 
 
 

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !

seu nome

seu e- mail

 

Parceria

 
 
Você está aqui: HomeEventos › Notícias do evento completa
BONENKAI - Festas de fim de ano movimentam população Nikkei.

BONENKAI

 

Festas de fim de ano movimentam população Nikkei.

 

 

Dezembro é o mês dos bonenkais, que ao pé da letra significa festa de fim de ano. O evento é uma oportunidade para confraternizar com familiares, amigos e colegas de trabalho. Algumas Instituições, associações e entidades da comunidade se preparam para festejar as conquistas realizadas durante o ano.

 

Ao longo do último mês do ano, além das tradicionais festas de Natal e Ano Novo, os nikkeis têm outra oportunidade para confraternizar com familiares, amigos e colegas de trabalho. É no bonenkai, que ao pé da letra significa festa de fim de ano, que as pessoas também aproveitam para se divertir.

 

No Japão, a cultura dos bonenkais é bastante tradicional e são realizados tanto por famílias como pelas empresas. Originalmente a celebração, que começa na segunda quinzena de dezembro, se divide em duas partes principais. Na primeira, a população realiza uma limpeza geral nos ambientes profissionais e nos lares, que carrega toda uma simbologia, que vai muito além da questão higiênica. "Representa tirar tudo de ruim que aconteceu durante o ano e deixar limpo para uma nova etapa", lembra Estela Okabayashi Fuzii, diretora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da Universidade Estadual de Londrina. É na segunda etapa que acontecem as festas, com muita fartura de comidas e bebidas, realizadas nas casas, associações, indústrias ou salões de festas. Estas ocorrem até o final do ano.

 

A comunidade nikkei do Brasil mantém a tradição dos bonenkais, aqui mais restritos aos espaços de trabalho e associações. A simbologia já foi um pouco perdida, mas as confraternizações continuam presentes, voltadas para a celebração do ano que passou.

 

A Associação Fukuoka do Sul do Paraná tem mantido esse evento de confraternização no sistema MOTIYORI.

Um dos pontos altos do bonenkai é a homenagem prestada como reconhecimento em vida ou em memória de grandes batalhadores que fizeram da Associação uma entidade viva e presente.

 

Àqueles ou àquelas que souberam semear uma semente de qualidade e que há quase três décadas vem produzindo frutos, deixando para as gerações atuais e futuras uma referencia positiva, para que continuem com os trabalhos buscando sempre a confraternização onde a amizade, o carinho e o respeito se faz presente.

No bonenkai da Associação Fukuoka são arrecadados alimentos não perecíveis, como forma de mostrar a função social que deve ter uma entidade. Toda arrecadação é entregue para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Uberaba, que coordena a doação para famílias carentes.

 

Para descontração tornou-se tradicional o bingo da Associação, são algumas horas que fortalece ainda mais os laços de amizades entre os presentes. Os brindes doados por sócios e simpatizantes enriquecem ainda mais esses momentos que misturam expectativas, a torcida e a vontade de ganhar, não interessando o premio.

 

Fonte: http://www.paranashimbun.com.br/Cadernos/comunidade/1828-epoca-de-bonenkai

   
 

 

 
 

Todos os direitos reservados a www.afukuoka.com.br 1985®

Desenvolvido por CORD